Estado de cinema

Discuta sobre Hollywood, diretores, atores e atrizes, sequencia e cenas geniais, tendencias ou sobre aquele filme brasileiro ou francês que vc assistiu.

Estado de cinema

Postby Christina » 11 Feb 2007 14:22

Estado de cinema:

Mergulho total e inconsciente na falsa realidade do cinema, expressão criada pelo psicólogo alemão Hugo Mauerhofer. Ele propõe a seguinte analogia: "imagine uma pessoa fora de seu ambiente normal; tudo escurece e imagens começam a aparecer; essas imagens se sucedem sem compromissos lógicos e sem qualquer cronologia real; o espectador se envolve totalmente com as imagens até que elas desaparecem; o ambiente se ilumina. Esta é uma descrição fiel do "assistir cinema", e do sonho. Mauerhofer chamou este estado intermediário entre a vigília e o sonho de "estado de cinema". Nele, o espectador é protegido pelo anonimato da escuridão e observa, como um vouyer, a vida alheia em absoluta segurança. O cinema não "sabe" que está sendo visto.

Outras características do "estado de cinema" é que quando saimos do cinema não sabemos ainda onde estamos e ficamos alguns segundos perdidos e fico confusa com as luzes da cidade. Acho deliciosa esta sensação.

Vocês já tiveram ?
Christina

Postby Hellstorm1942 » 15 Feb 2007 22:57

É muito bom sentir isso... hehehe acho que é algo que muitos sentem mas poucos comentam.
Ainda vou pegar várias sessões seguidas aqui na Cinelândia do Rio de Janeiro, aquele cinema parece ser maravilhoso.
Hellstorm1942

Postby xchanger » 26 Feb 2007 20:56

Hellstorm1942 wrote:É muito bom sentir isso... hehehe acho que é algo que muitos sentem mas poucos comentam.
Ainda vou pegar várias sessões seguidas aqui na Cinelândia do Rio de Janeiro, aquele cinema parece ser maravilhoso.

É a chamada imersão que somente o cinema produz. Eu tambem gosto de sentir isto. Uma vez um sociologo me disse que esta era a razão principal da sedução do cinema.
<b>O forum é seu, use-o á vontade !

[A prova que existe vida inteligente fora da Terra, é que eles não entraram em contato conosco]

[O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário]</b>
xchanger
Site Admin

Postby _NoStress_ » 13 Mar 2007 16:34

xchanger wrote:
Hellstorm1942 wrote:É muito bom sentir isso... hehehe acho que é algo que muitos sentem mas poucos comentam.

É a chamada imersão que somente o cinema produz. Eu tambem gosto de sentir isto. Uma vez um sociologo me disse que esta era a razão principal da sedução do cinema.

Mas será que essa fuga da realidade é característica só do cinema? Eu, por exemplo, quando estou lendo um livro envolvente não consigo sair daquele estado de leitura concentrada facilmente. Muitas vezes quando termino de ler um livro não consigo mais dormir naquela noite :shock: só pensando e repensando

Essa sensação de vouyer que o cinema/teatro provoca realmente é muito prazerosa. Eu sinto ela mais forte no teatro, pois vc vê a peça ao vivo
_NoStress_

Postby Ligo » 13 Jun 2007 08:01

_NoStress_ wrote:
xchanger wrote:

Mas será que essa fuga da realidade é característica só do cinema? Eu, por exemplo, quando estou lendo um livro envolvente não consigo sair daquele estado de leitura concentrada facilmente. Muitas vezes quando termino de ler um livro não consigo mais dormir naquela noite :shock: só pensando e repensando

Essa sensação de vouyer que o cinema/teatro provoca realmente é muito prazerosa. Eu sinto ela mais forte no teatro, pois vc vê a peça ao vivo

Na leitura de um livro tbm acontece mas este "mergulho" acontece realmente no cinema pois a concentração é total e quando saio na rua fico alguns minutos perdido. Acho isto fantastico.
Ligo

Return to Cinema